Acessibilidade / Reportar erro

PREVENÇÃO DE INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO ASSOCIADA A CATETER: QUAL O GAP NA PRÁTICA CLÍNICA?

RESUMO

Objetivo:

identificar o gap para prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical.

Método:

estudo observacional conduzido por auditoria de indicadores de processo em relação às recomendações para prevenção da infecção do trato urinário associada ao uso de cateter vesical durante sua manutenção e manipulação. A coleta foi realizada entre julho e setembro de 2017, em uma unidade terapia intensiva adulto, localizada no Estado de Minas Gerais, Brasil. As observações foram realizadas com auxílio de um instrumento desenvolvido para o presente estudo e os dados foram analisados por meio de estatística descritiva.

Resultados:

foram realizadas 451 avaliações relacionadas à manutenção do cateter vesical com foco em sua fixação, manutenção da bolsa coletora e volume e fluxo urinário do sistema de drenagem. Como lacunas da prática clínica, foram verificadas fixação inadequada do cateter vesical e bolsa coletora de drenagem com mais de três quartos de sua capacidade preenchida (97,7% e 3,5%, respectivamente). No tocante à manipulação, de 556 cateteres vesicais, houve inconformidade na higiene do meato uretral em 22,9% das situações, e a não adesão à higienização das mãos antes e após o manuseio do cateter vesical foi de 94,2% e 66,5%, respectivamente (p=0,002).

Conclusão:

medidas isoladas apresentaram boas taxas de adesão, mas a prevenção da infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical deve se basear na adesão a várias medidas de forma simultânea. O gap para prevenção está na conscientização dos profissionais de saúde de que as medidas reconhecidas para prevenção da infecção do trato urinário associada ao uso do cateter vesical devem ser adotadas de forma coletiva, visando garantir a segurança do paciente e da prática clínica.

DESCRITORES:
Cateteres urinários; Infecções relacionadas a cateter; Controle de infecções; Assistência à saúde; Segurança do paciente

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br