Acessibilidade / Reportar erro

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO ABUSO E PROVÁVEL DEPENDÊNCIA DE ÁLCOOL ENTRE IDOSOS

RESUMO

Objetivo:

verificar a prevalência do abuso e provável dependência do álcool em idosos; descrever as características sociodemográficas e clínicas e dos idosos; e verificar os fatores associados ao abuso e provável dependência do álcool em idosos.

Método:

estudo transversal, observacional, tipo inquérito domiciliar, realizado com 614 idosos residentes na zona urbana do município de Uberaba, Brasil. Foram utilizados o Mini Exame de Estado Mental, instrumento sociodemográfico, Questionário Older Americans Resources and Services, Escala de Depressão Geriátrica Abreviada e Michigan Alcoholism Screening Test - Geriatric Version. Realizou-se análise estatística no Statiscal Package for Social Sciences.

Resultados:

a prevalência do abuso e provável dependência do álcool foi de 26,5%. Entre os idosos com abuso e provável dependência do álcool, verificou-se predomínio do sexo masculino, 60 |- 70 anos, moravam com esposo(a) ou companheiro(a), tinham 1 |- 5 anos de escolaridade, renda mensal individual de 1 -| 3 salários mínimos, cinco ou mais morbidades e ausência de indicativo de sintomas depressivos. O abuso e provável dependência do álcool foram associados ao sexo masculino e a presença de indicativo de sintomas depressivos.

Conclusão:

o estudo reforça a necessidade de identificar precocemente o abuso e provável dependência do álcool em idosos e investir em estratégias de ações de saúde com a finalidade de promoção a saúde, a prevenção de doença e reabilitação do idoso.

DESCRITORES
Idoso; Alcoolismo; Uso de álcool; Prevalência; Enfermagem geriátrica

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br