Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA DE OCTOGENÁRIOS HOSPITALIZADOS

RESUMO

Objetivo:

caracterizar os perfis sociodemográfico e econômico, bem como avaliar a qualidade de vida de octogenários hospitalizados.

Método:

estudo transversal realizado com 128 octogenários internados. Foram aplicados instrumentos da Organização Mundial da Saúde para avaliar a qualidade de vida. Coeficiente de correlação de Spearman, teste t de Student e análise de variância foram utilizados para correlacionar as variáveis estudadas com a qualidade de vida dos octogenários.

Resultados:

quanto mais longo o tempo de hospitalização, maior o escore no domínio psicológico (p=0,0126), e maiores os escores dos domínios atividades passadas, presentes e futuras (p=0,0485). Quanto maior a idade, menor o escore no domínio atividades passadas, presentes e futuras (p=0,0480). Quanto maior o número de morbidades dos octogenários, menor o escore no domínio relações sociais.

Conclusão:

evidencia-se a importância de que os cuidados aos idosos hospitalizados sejam planejados e implementados, levando em consideração os fatores que interferem de forma positiva e negativa em sua qualidade de vida.

DESCRITORES
Idoso; Envelhecimento; Enfermagem geriátrica; Cuidados de enfermagem; Qualidade de vida; Hospitalização

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br