RESUMO
Objetivos:
avaliar, com os usuários, a responsividade do acolhimento com classificação de risco em uma unidade de pronto atendimento e analisar a associação entre as variáveis sociodemográficas e de atendimento com a avaliação da responsividade.
Método:
estudo de abordagem quantitativa, correlacional, desenvolvido em uma unidade de pronto atendimento de Santa Catarina (Brasil) com 459 usuários. Aplicado questionário validado, com 25 questões avaliadas por escala Likert e organizadas nos domínios: dignidade, comunicação, agilidade, suporte social e instalações. Os dados foram organizados e processados com o software Epi Info e o OpenEpi, sendo aplicada estatística descritiva e teste qui-quadrado.
Resultados:
os domínios que se destacaram com boa responsividade foram dignidade (97,8%), comunicação (93,9%) e instalações (91,1%). A agilidade obteve o menor percentual (56,6%). A média geral de boa responsividade do acolhimento com Classificação de Risco foi 82,1%. Houve diferença estatística significativa das características de perfil dos usuários (sexo, idade, estado civil e escolaridade) e do número de vezes que o usuário foi atendido no serviço com a boa responsividade.
Conclusão:
o acolhimento com classificação de risco apresentou boa responsividade, entretanto, há necessidade de melhorias, especialmente relacionadas à agilidade do atendimento. A avaliação da responsividade pelos usuários está associada às variáveis sociodemográficas e de atendimento.
DESCRITORES:
Pesquisa sobre serviços de saúde; Serviços médicos de emergência; Enfermagem; Enfermagem em emergência; Acolhimento; Triagem; Qualidade da assistência à saúde; Satisfação do paciente