RESUMO
Objetivo:
compreender como se desenvolve o ensino de saúde mental em um curso de graduação em enfermagem a partir da percepção dos professores de disciplinas específicas.
Método:
pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida com 11 professores de enfermagem de disciplinas relativas à saúde mental, de uma universidade pública do sul do Brasil. Coleta de dados realizada, por entrevista semiestruturada em 2014. Os dados foram submetidos à analise temática.
Resultados:
emergiram as seguintes categorias: Formação para o ensino da saúde mental; Especificidades do ensino na saúde mental; e Desenvolvimento de aulas práticas/estágios em saúde mental. O ensino em Saúde Mental, que prioriza aspectos cognitivos e técnicos em consonância à Reforma Psiquiátrica, à consolidação do Sistema Único de Saúde e à implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais de Enfermagem, torna-se um desafio à medida em que a ruptura com modelo de ensino e saúde, outrora vigente, segue atual.
Conclusão:
este cenário aponta para a necessidade de formação de professores enfermeiros para o ensino de saúde mental e permanente revisão curricular e das estratégias pedagógicas.
DESCRITORES
Saúde mental; Ensino; Enfermagem; Docentes de enfermagem; Educação em enfermagem