SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28CAREGIVER ROLE STRAIN IN INFORMAL CAREGIVERS FOR THE ELDERLYEFFECTIVENESS OF AURICULAR THERAPY ON LABOR PAIN: A RANDOMIZED CLINICAL TRIAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Texto & Contexto - Enfermagem

Print version ISSN 0104-0707On-line version ISSN 1980-265X

Abstract

ARAUJO, Jhonathan Lucas et al. APLICATIVO MÓVEL PARA O PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Texto contexto - enferm. [online]. 2019, vol.28, e20180210.  Epub Oct 07, 2019. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2018-0210.

Objetivo:

desenvolver e validar um aplicativo para o processo de enfermagem em unidade de terapia intensiva neonatal.

Método:

estudo metodológico, realizado em um hospital universitário do Sudeste brasileiro, entre janeiro de 2017 e fevereiro de 2018, dividido em quatro etapas: definição de requisitos e elaboração do modelo conceitual; geração das alternativas de implementação e prototipagem; testes e implementação. O aplicativo foi desenvolvido baseando-se nas Necessidades Humanas Básicas de Wanda Horta, na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem e seguindo as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas para Engenharia de Software para plataformas IOS e Android. O produto foi avaliado e validado por enfermeiros quanto adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança.

Resultados:

o aplicativo CuidarTech Neo Processo de Enfermagem possui telas que integram os elementos para histórico, diagnóstico e intervenções de enfermagem. Conforme avaliação dos juízes enfermeiros, possui adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade e segurança.

Conclusão:

o aplicativo elaborado e validado por enfermeiros é um instrumento informatizado que contém as etapas do processo de enfermagem: histórico, diagnósticos e intervenções, organizados pelas Necessidades Humanas Básicas e seguindo a taxonomia da Classificação Internacional para as Práticas de Enfermagem. Ele relaciona informações do recém-nascido internado em Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e o processo de enfermagem, sendo capaz de proporcionar qualidade, efetividade, segurança e satisfação pessoal à assistência do enfermeiro.

Keywords : Processo de enfermagem; Terapia intensiva neonatal; Informática em enfermagem; Tecnologia biomédica; Software; Recém-nascido; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )