1. Trabalho em equipe dentro das unidades* |
50,2 |
A1.† Nesta unidade, as pessoas apoiam umas às outras. |
68,6 |
A3. Quando há muito trabalho a ser feito rapidamente, trabalhamos juntos em equipe para concluí-lo devidamente. |
75,6 |
A4. Nesta unidade, as pessoas se tratam com respeito. |
74,5 |
A11. Quando uma área/unidade de trabalho fica sobrecarregada, as outras ajudam. |
56,6 |
2. Expectativas e ações sobre o seu supervisor/chefe e ações promotoras da segurança do paciente |
54,1 |
B1. O meu supervisor/chefe elogia quando vê um trabalho realizado de acordo com os procedimentos estabelecidos de segurança do paciente. |
39,2 |
B2. O meu supervisor/chefe realmente leva em consideração as sugestões dos profissionais para a melhoria da segurança do paciente. |
43,2 |
B3R.‡ Sempre que a pressão aumenta, meu supervisor/chefe quer que trabalhemos mais rápido, mesmo que isso signifique “pular etapas”. |
58,8 |
B4R. O meu supervisor/chefe não dá atenção suficiente aos problemas de segurança do paciente que acontecem repetidamente. |
75,5 |
3. Aprendizado organizacional - melhoria contínua |
59,4 |
A6. Estamos ativamente fazendo coisas para melhorar a segurança do paciente. |
79,2 |
A9. Erros têm levado a mudanças positivas por aqui. |
51,6 |
A13. Após implementarmos mudanças para melhorar a segurança do paciente, avaliamos a efetividade. |
47,4 |
4. Apoio da gestão para a segurança do paciente |
43,4 |
F1. A direção do hospital propicia um clima de trabalho que promove a segurança do paciente. |
32,4 |
F8. As ações da direção do hospital demonstram que a segurança do paciente é uma prioridade principal. |
52,9 |
F9R. A direção do hospital só parece interessada na segurança do paciente quando ocorre algum evento adverso. |
45,1 |
5. Percepção geral da segurança do paciente |
47,8 |
A10R. É apenas por acaso que erros mais graves não acontecem por aqui. |
61,4 |
A15. A segurança do paciente jamais é comprometida em função de maior quantidade de trabalho a ser concluída. |
17,6 |
A17R. Nesta unidade temos problemas de segurança do paciente. |
30,4 |
A18. Os nossos procedimentos e sistemas são adequados para prevenir a ocorrência de erros. |
38,3 |
6. Retroalimentação da informação e comunicação sobre erro |
37,9 |
C1. Nós recebemos informação sobre mudanças implementadas a partir de relatórios de eventos. |
32 |
C3. Nós somos informados sobre os erros que acontecem nesta unidade. |
44,2 |
C5. Nesta unidade, discutimos meios de prevenir erros para que eles não aconteçam novamente. |
37,6 |
7. Abertura da comunicação |
47,8 |
C2. Os profissionais têm liberdade para dizer, ao ver algo que pode afetar negativamente o cuidado do paciente. |
72,5 |
C4. Os profissionais (independente do vínculo empregatício) sentem-se à vontade para questionar as decisões ou ações de seus superiores. |
29,7 |
C6R. Os profissionais têm receio de perguntar quando algo parece não estar certo. |
41,2 |
8. Frequência de notificação de eventos |
56,9 |
D1. Quando ocorre um erro, mas ele é percebido e corrigido antes de afetar o paciente, com que frequência ele é notificado?. |
55 |
D2. Quando ocorre um erro, mas não há risco de dano ao paciente, com que frequência ele é notificado? |
51,5 |
D3. Quando ocorre um erro que poderia causar dano ao paciente, mas não causa, com que frequência ele é notificado? |
64,4 |
9. Trabalho em equipe entre as unidades |
36,5 |
F2R. As unidades do hospital não são bem coordenadas entre si. |
22,6 |
F4. Há uma boa cooperação entre as unidades do hospital que precisam trabalhar em conjunto. |
29,5 |
F6R. Muitas vezes é desagradável trabalhar com profissionais de outras unidades do hospital. |
51,9 |
F10. As unidades do hospital trabalham bem em conjunto para prestar o melhor cuidado aos pacientes. |
42,2 |
10. Adequação de profissionais |
32,0 |
A2. Temos pessoal suficiente para dar conta da carga de trabalho. |
10,8 |
A5R. Os profissionais desta unidade trabalham mais horas do que seria o melhor para o cuidado do paciente. |
23,3 |
A7R. Utilizamos mais profissionais temporários/terceirizados do que seria desejável para o cuidado do paciente. |
74,2 |
A14R. Nós trabalhamos em “situação de crise”, tentando fazer muito e muito rápido. |
19,9 |
11. Passagem de plantão ou de turno/transferências |
46,2 |
F3R. O processo de cuidado é comprometido quando um paciente é transferido de uma unidade para outra. |
43,5 |
F5R. É comum a perda de informações importantes sobre o cuidado do paciente durante as mudanças de plantão ou de turno. |
42,1 |
F7R. Com frequência, ocorrem problemas na troca de informações entre as unidades do hospital. |
30 |
F11R. Neste hospital, as mudanças de plantão ou de turno são problemáticas para os pacientes. |
69,3 |
12. Respostas não punitivas aos erros |
24,1 |
A8R. Os profissionais consideram que seus erros podem ser usados contra eles. |
12,7 |
A12R. Quando um evento é notificado, parece que o foco recai sobre a pessoa e não sobre o problema. |
37,3 |
A16R. Os profissionais se preocupam que seus erros sejam registrados em suas fichas funcionais. |
22,5 |