SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28USO DE HERRAMIENTAS COMPUTACIONALES COMO AYUDA AL MÉTODO DE MAPEO CRUZADO ENTRE TERMINOLOGÍAS CLÍNICASMODELO RE-AIM EN LA PERSPECTIVA DE LAS INTERVENCIONES TELEFÓNICAS EDUCATIVAS EN DIABETES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Texto & Contexto - Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-0707versión On-line ISSN 1980-265X

Resumen

MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renata Cristina de Campos Pereira  y  GALVAO, Cristina Maria. USO DE GERENCIADOR DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NA SELEÇÃO DOS ESTUDOS PRIMÁRIOS EM REVISÃO INTEGRATIVA. Texto contexto - enferm. [online]. 2019, vol.28, e20170204.  Epub 14-Feb-2019. ISSN 0104-0707.  http://dx.doi.org/10.1590/1980-265x-tce-2017-0204.

Objetivo:

apresentar o uso do gerenciador de referências bibliográficas EndNote( como ferramenta para auxiliar na construção de banco de dados e seleção de estudos primários na condução de revisão integrativa.

Método:

trata-se de um estudo de reflexão, pautado na literatura internacional e nacional.

Resultados:

a elaboração de revisão integrativa possibilita a síntese de conhecimento sobre o tópico de interesse delimitado na área da saúde, a qual pode contribuir com recomendações pautadas em resultados de pesquisas para a prática clínica, bem como na identificação de lacunas do conhecimento direcionando o desenvolvimento de pesquisas futuras. O uso de ferramentas para o gerenciamento de referências bibliográficas é importante para operacionalizar a seleção dos estudos primários, possibilitando a localização de referências duplicadas, identificação de idiomas, seleção de períodos de publicação, criação de citações na construção do texto científico, entre outros recursos.

Conclusão:

o avanço das tecnologias, em especial o programa EndNote(, tem proporcionado recursos para a exequibilidade de métodos de síntese de conhecimento, com transparência e reprodutibilidade e, consequentemente acarretando a melhoria da qualidade deste tipo de estudo.

Palabras clave : Pesquisa; Enfermagem; Literatura de revisão como assunto; Bibliografia; Gestão da Informação; Software; Métodos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )