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MODELO RE-AIM NA PERSPECTIVA DAS INTERVENÇÕES TELEFÔNICAS EDUCATIVAS EM DIABETES

RESUMO

Objetivo:

analisar as dimensões do modelo RE-AIM na perspectiva das intervenções educativas por telefone em diabetes, considerando a experiência dos pesquisadores de uma universidade pública paulista, Brasil.

Método:

estudo de reflexão que analisou as dimensões do modelo RE-MAIN, validade para o português do Brasil, nas dimensões: alcance eficácia, adoção, implementação e manutenção nos resultados obtidos do estudo denominado Apoio Telefônico no Monitoramento do Diabetes Mellitus.

Resultados:

os resultados da análise mostraram que as cinco dimensões fornecem informações sobre os fatores que podem afetar o sucesso do programa na prática clínica, sendo que o alcance da população ainda constitui um desafio, e esforços devem ser envidados para avançar na eficácia e manutenção das intervenções educativas.

Conclusão:

espera-se, com essa reflexão à luz da experiência em intervenções telefônicas educativas em diabetes, pode contribuir para o avanço da ciência Enfermagem, no que tange a orientações metodológicas, que podem auxiliar na construção e desenvolvimento de intervenções e programas nos diversos níveis de atenção à saúde.

DESCRITORES:
Programas de saúde; Educação em saúde; Diabetes; Telefone; Enfermagem

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