Acessibilidade / Reportar erro

PERCEPÇÃO DE RISCO E CONDUÇÃO DE VEÍCULO AUTOMOTOR SOB EFEITO DE ÁLCOOL E MACONHA DE ESTUDANTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

RESUMO

Objetivos:

investigar a relação entre percepção de risco e comportamentos relacionados à condução de veículo automotor sob o efeito de álcool e/ou maconha de estudantes de uma universidade pública entre 18 e 29 anos; investigar a relação entre dirigir sob influência, a rede social dos estudantes e comportamentos relacionados à dirigir sob influência de álcool e/ou maconha.

Método:

aplicado um questionário transversal para 383 estudantes. Estatística inferencial e descritiva foram utilizadas para análise dos dados, processados pelo SPSS.

Resultados:

os estudantes que já usaram álcool e maconha; 37,1% apresentaram uso problemático de álcool e 22,% de maconha. Sobre as correlações, as variáveis relacionadas ao uso de maconha foram as que apresentaram maior significância. Quanto menor a percepção de risco, maior a possibilidade de pegar carona com quem tenha feito uso de maconha, ou seja, há uma forte associação entre pegar carona com alguém que tenha dirigido sob efeito de maconha e a percepção de risco de ser detectado, receber sanção ou sofrer algum dano (p<0,01).

Conclusão:

Fica evidente que no Brasil, a ênfase dada às políticas de prevenção do uso do álcool ao dirigir devem também abarcar questões relacionadas ao uso de maconha e das redes sociais dos estudantes.

DESCRITORES
Percepção; Redes sociais; Estudantes; Cannabis; Bebidas alcoólicas

Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós Graduação em Enfermagem Campus Universitário Trindade, 88040-970 Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel.: (55 48) 3721-4915 / (55 48) 3721-9043 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: textoecontexto@contato.ufsc.br