SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número2Os agentes de enfermagem nas práticas sanitárias paulistas: do modelo bacteriológico à programação em saúde (1889-1983)Interdisciplinaridade na saúde pública: um campo em construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

GROSSI, Sonia Aurora Alves  e  SANTOS, Branca Maria de Oliveira. Prevenção da hipoxemia durante a aspiração endotraqueal. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1994, vol.2, n.2, pp. 87-102. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691994000200007.

Este trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre os métodos de prevenção de hipoxemia durante a aspiração endotraqueal, em pacientes críticos com ventilação artificial, propostos e publicados nos últimos vinte anos. Estas informações, após organizadas, permitiram identificar que os métodos de prevenção de hipoxemia mais comumente utilizados incluem a hiperoxigenação, hiperinflação, hiperoxigenação com hiperinflação e o sistema fechado de aspiração endotraqueal. Uma análise crítica destes métodos, incluindo suas formas de implementação, baseada nos aspectos concordantes e conflitantes da literatura consultada permitiu salientar a superioridade dos métodos de hiperoxigenação com hiperinflação através do respirador e do sistema fechado de aspiração endotraqueal através do catéter de múltiplo uso, na prevenção da hipoxemia.

Palavras-chave : aspiração endotraqueal; hipoxemia; prevenção e controle.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português