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Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

ROBAZZI, Maria Lúcia do Carmo Cruz; CARVALHO, Emília Campos de; MENDES, Maria Manuela Rino  and  VEIGA, Eugênia Velludo. Diagnósticos de enfermagem: atribuição feita por graduandos de enfermagem a pacientes internados com alterações neurológicas. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1998, vol.6, n.2, pp. 37-46. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691998000200007.

Identificou-se categorias diagnósticas e padrões de respostas humanas em pacientes neurológicos, assistidos por alunos de graduação, que lhes atribuíram diagnósticos de enfermagem segundo a Taxonomia 1 da NANDA. A maioria dos diagnósticos referem-se aos padrões Trocar, Mover e Comunicar e a minoria aos padrões Escolher, Perceber e Sentir. A não atribuição de outros diagnósticos possivelmente ocorreu pela menor ênfase dada aos mesmos e inexperiência dos alunos. A intencionalidade dos docentes em desenvolver nos estudantes habilidades de análise e síntese, tem-se mostrado uma experiência positiva.

Keywords : diagnósticos de enfermagem em pacientes neurológicos; ensino de diagnósticos de enfermagem; processo de enfermagem.

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