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Auto-percepção de aluna de enfermagem ao desenvolver relação de ajuda a familiares de criança em fase terminal

Self perception of a nursing student in developing a helping relationship with the relatives of terminal stage children

Auto percepción de alumna de enfermería al desarrolar relación de ayuda a familiares de niño en fase terminal

O presente estudo visa relatar e analisar o processo de relacionamento terapêutico entre aluna de enfermagem e mãe de criança internada em UTI pediátrica, em fase terminal. As interações desenvolvidas neste processo foram gravadas e analisadas no enfoque do Relacionamento Terapêutico. Utilizando técnicas de comunicação terapêutica e medidas terapêuticas de enfermagem, a aluna envolveu-se empaticamente com a mãe da criança e com os demais familiares, propondo-se a ajudá-los a superar suas dificuldades diante da criança em fase terminal. Neste estudo a aluna analisa a sua própria ansiedade diante da situação e as dificuldades que teve devido aos seus conflitos diante da terminalidade do seu paciente.

unidades de terapia intensiva pediátrica; paciente terminal; relacionamento terapêutico


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