SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Nursing doctors and doctoral students: reasons to obtain a master degree in other areasThe diseases and the sick: the understanding of medical practices in capitalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GIR, Elucir et al. Medidas preventivas contra a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis conhecidas por universitários da área de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.1, pp. 11-17. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000100003.

Objetivando identificar as medidas de prevenção conhecidas por universitários da área da saúde, acerca da contaminação pelo HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (essencialmente de transmissão sexual) e identificar se há diferença significativa entre as citações, considerando-se o sexo dos sujeitos, realizou-se esta investigação. Foi aplicado um questionário estruturado em universitários da área da saúde aleatoriamente selecionados. Os resultados revelaram que a maioria dos itens citados como medidas preventivas para a AIDS e DST se enquadra dentro das medidas importantes para a prevenção das mesmas, no entanto, quando a análise é feita em termos da freqüência citada, ou seja, o número de estudantes que mencionaram medidas corretas, verifica-se que foi aquém do esperado, o que se torna preocupante. Outro aspecto observado nos resultados é que não há diferença, em termos de conhecimentos sobre medidas preventivas, entre estudantes do sexo masculino e feminino. Assim, a análise dos resultados permite evidenciar que os conhecimentos da maioria dos estudantes universitários estudados são precários, o que reforça a necessidade de implementar ações educativas específicas e contínuas.

Keywords : AIDS; DST; conhecimento; medidas preventivas; universitários.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese