SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Innovations in nursing education and their contribution to the teaching modelTeaching at the secondary level and professional practice in the context of brazilian nursing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

ROZENDO, Célia Alves; CASAGRANDE, Lizete Diniz Ribas; SCHNEIDER, Jacó Fernando  and  PARDINI, Luiz Carlos. Uma análise das práticas docentes de professores universitários da área de saúde. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 15-23. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200003.

O estudo busca caracterizar as práticas docentes - a nível de planejamento, execução e avaliação de atividades e de ensino-aprendizagem - utilizadas por professores de alguns cursos da área de saúde, no Brasil: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária. A amostra foi constituída por 29 professores, inscritos em uma disciplina de Didática a nível de Pós-Graduação, que responderam a um questionário composto por questões semi-abertas. As respostas obtidas apontam para uma prática de educação "bancária", segundo a denominação de Paulo Freire, caracterizada por ênfase na transmissão de informações, cargas horárias muito grandes, pouca integração das disciplinas e aulas expositivas.

Keywords : práticas docentes; professor universitário; área de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese