SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Knowledge and opinion of a group of adolescents about AIDS preventionMagnitude estimation of the severity of clinical illness: a psychophysical approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

TORRES, Gilson de Vasconcelos; DAVIM, Rejane Marie Barbosa  and  NOBREGA, Maria Miriam Lima da. Aplicação do processo de enfermagem baseado na teoria de OREM: estudo de caso com uma adolescente grávida. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.2, pp. 47-53. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000200007.

Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa, objetivando a aplicação do processo de enfermagem baseado na Teoria do Autocuidado de Orem, através de um estudo de caso em uma adolescente grávida, buscando identificar os diagnósticos de enfermagem na referida cliente, baseado nos diagnósticos de enfermagem da NANDA. Diante dos resultados obtidos identificou-se três diagnósticos: adaptação prejudicada, distúrbio do padrão do sono e processo familiar alterado. Destacou-se a aplicabilidade do processo de enfermagem baseado em Orem e a importância dos diagnósticos de enfermagem na prestação dos cuidados de enfermagem à cliente.

Keywords : diagnóstico de enfermagem; adolescente grávida; teoria do autocuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese