SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue4Maternal age as a risk factor: a study on first time pregnant women with age equal or higher than 28 years oldNeonatal nursing: undergraduate nursing students' knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

PIMENTA, Cibele Andrucioli de Mattos et al. Alívio da dor crônica não neoplásica com opiáceos. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 1999, vol.7, n.4, pp. 65-73. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11691999000400009.

O uso de opiáceos para o controle da dor crônica não relacionada ao câncer é controverso. Avaliar o alívio da dor e as mudanças nas atividades de vida diária advindas da infusão intratecal de opiáceos em 11 doentes, com dor crônica não neoplásica, foram os objetivos deste estudo. Todos os doentes haviam previamente sido submetidos a diversas modalidades terapêuticas sem alívio significativo. Os doentes foram solicitados a avaliar as características da dor e as atividades de vida diária comparando-as antes e após o tratamento com opiáceo intratecal por meio de sistemas implantados. Observou-se alívio da dor. No entanto, melhora da funcionalidade não foi observada com a mesma magnitude.

Keywords : dor; dor crônica; dor não oncológica; opiáceo; alívio da dor; qualidade de vida; dor neuropática; dor miofascial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese