Acessibilidade / Reportar erro

A percepção de docentes do curso de graduação em enfermagem e obstetrícia de uma universidade pública federal sobre a integração docente assistencial

The perception of faculty members from the nursing undergraduate program of a public federal university on the clinical - faculty nurses integration model

La percepción de los docentes del curso de pre-grado en enfermería y obstetricia de una universidad pública del distrito federal sobre la integración docente asistencial

Este estudo tem por objetivo explicitar a percepção de docentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade pública do Distrito Federal sobre a Integração Docente Assistencial (IDA). Para compreender a vivência das enfermeiras docentes, optou-se pela vertente metodológica da fenomenologia, segundo a modalidade da estrutura do fenômeno situado. Desvelou-se que: a IDA é um desafio a ser superado pelos enfermeiros docentes e assistenciais; a infra - estrutura adequada é imprescindível para a efetiva integração entre o ensino e a assistência e, finalmente que a IDA beneficiará ambas as instituições: ensino e assistência.

integração; ensino; assistência; enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br