Acessibilidade / Reportar erro

Psicodrama como estratégia pedagógica: vivências no ensino de graduação na área de saúde da mulher

Psicodrama como estrategia pedagógica: vivencias en la enseñanza de pre-grado en el área de salud de la mujer

Psychodrama as a pedagogical strategy: experiences in undergraduation teaching in the field of women's health

A partir de uma discussão do Grupo de Estudos sobre Saúde da Mulher - GEM, o psicodrama tem sido utilizado como estratégia pedagógica para desenvolver o tema Condição Feminina e Saúde da Mulher. Depoimentos individuais, verbalizados e escritos, e histórias construídas na "vivência grupal", foram analisados sob a perspectiva de gênero. A dinâmica vem facilitando o relacionamento e o auto-conhecimento, possibilitando a emergência de situações do cotidiano. A reflexão entre o vivido e o teórico tem permitido a visibilidade da inserção feminina no espaço público e privado e criado situações para a construção de conceitos.

educação em saúde; psicodrama; saúde da mulher; condições sociais


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br