SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue6"I'll never forget it!": women's experience with induced abortionManagement of technology in Intensive Care Units author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

FARIAS, Maria do Carmo Andrade Duarte de  and  NOBREGA, Maria Miriam Lima da. Diagnósticos de enfermagem numa gestante de alto risco baseados na teoria do autocuidado de Orem: estudo de caso. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2000, vol.8, n.6, pp. 59-67. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692000000600009.

Trata-se de uma pesquisa descritiva com uma abordagem qualitativa, realizada objetivando identificar diagnósticos de enfermagem numa gestante de alto risco, baseados na teoria do autocuidado, de Orem. Foram identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem: déficit de volume de líquidos, ansiedade, processo familiar alterado, comunicação prejudicada, mobilidade física prejudicada, entre outros. Os resultados mostraram a importância da execução do processo de enfermagem, apoiado num modelo de assistência, para a identificação de diagnóstico de enfermagem, bem como a viabilidade da paciente engajar-se no autocuidado.

Keywords : diagnóstico de enfermagem; gravidez de alto risco; autocuidado.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese