SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DOS ENFERMEIROS DE MINAS GERAIS PUBLICADA EM PERIÓDICOS DE ENFERMAGEMAVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DO ESTOMA INTESTINAL E DAS INTERCORRÊNCIAS TARDIAS EM PACIENTES OSTOMIZADOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

NARCHI, Nadia Zanon  e  FRIEDLANDE, Maria Romana. UM DESIGN DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2001, vol.9, n.5, pp. 26-31. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692001000500005.

O objetivo deste estudo é descrever o design utilizado na avaliação de cursos técnicos de enfermagem da rede oficial de ensino do Estado de São Paulo por indicadores de desempenho institucional quanti-qualitativos. Tais indicadores, estabelecidos por egressos e mercado de trabalho, mostraram-se úteis na avaliação, constatando-se que há necessidade de acrescentar, em estudos avaliativos similares, parâmetros relacionados ao desempenho dos docentes e dos campos de ensino prático. Conclui-se que o emprego de um número razoável de indicadores permitiu a articulação entre os dados e melhor compreensão da realidade das instituições avaliadas.

Palavras-chave : avaliação; escolas de enfermagem; ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português