SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número5AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PROCESSO DE DEMARCAÇÃO DO ESTOMA INTESTINAL E DAS INTERCORRÊNCIAS TARDIAS EM PACIENTES OSTOMIZADOSREUTILIZAÇÃO DE SERINGAS DESCARTÁVEIS: FREQÜÊNCIA E CUSTOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE INSULINA NO DOMICÍLIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

ROSSI, Lídia Aparecida  e  CASAGRANDE, Lisete Diniz Ribas. O PROCESSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE QUEIMADOS: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2001, vol.9, n.5, pp. 39-46. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692001000500007.

Os objetivos deste estudo etnográfico foram compreender o significado cultural que os profissionais que atuam em uma Unidade de Queimados atribuem ao processo de enfermagem e identificar os fatores que interferem na implementação dessa metodologia de assistência. Os dados foram coletados através de observações participantes e entrevistas semi-estruradas. Os resultados indicam que os profissionais de enfermagem dessa Unidade compreendem o processo de enfermagem como uma atividade burocrática. Alguns fatores determinam essa percepção: a forma como o processo de enfermagem é ensinado e interpretado, a condução do trabalho com base em rotinas, os saberes e os poderes no mundo da vida dessa Unidade.

Palavras-chave : processos de enfermagem; etnografia; planejamento de assistência ao paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português