SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Epidemiological surveillance and the perspective of working in the territory: Ribeirão Preto Municipal Health SecretariatThe meaning of ostomy care to nurses: a case study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MALTA, Rodrigo Fernandes; MISHIMA, Silvana Martins; ALMEIDA, Maria Cecília Puntel de  and  PEREIRA, Maria José Bistafa. A utilização do inquérito domiciliar como instrumento de acompanhamento de ações de saúde em microáreas : analisando a situação vacinal de menores de um ano. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2002, vol.10, n.1, pp. 28-33. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692002000100005.

Uma das estratégias que os serviços locais de saúde dispõem para acompanhamento de atividades é o inquérito domiciliar, fonte de informação importante sobre acesso aos serviços e conhecimento da situação de saúde da população. Objetiva-se aqui analisar o uso do inquérito como instrumento para diagnóstico e acompanhamento da situação vacinal de menores de 1 ano em uma microárea de Ribeirão Preto. No primeiro semestre de 1998, foram entrevistadas 106 famílias, utilizado-se um cadastro familiar, sendo identificadas 9 (4,35% da população) crianças menores de 1 ano onde 4 (44,44%) apresentaram atraso na vacinação. Posteriormente, foi identificado que 8 crianças apresentaram o esquema atualizado, e em apenas 1 caso não se obteve informação. Pode-se verificar que o inquérito domiciliar é uma estratégia viável para acompanhar e avaliar a assistência prestada, no caso deste estudo, as ações de vacinação, de modo a determinar de modo eficaz e eficiente rumos a serem traçados na assistência à saúde no nível local.

Keywords : cuidados primários de saúde; vacinação; saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese