SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número6Acerca das bases teóricas, filosóficas, epistemológicas da investigação científica: o caso da enfermagemCotidiano e trabalho: concepções de indivíduos portadores de insuficiência renal crônica e seus familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

KUBO, Cristina Hitomi et al. Construção e implementação de ações de enfermagem em ambulatório de gastroenterologia. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2003, vol.11, n.6, pp. 816-822. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692003000600017.

Em 1998, iniciou-se reestruturação do Setor de Esquistossomose da Disciplina de Gastroenterologia da UNIFESP, com a implantação do Serviço de Enfermagem. Objetivo: desenvolver ações administrativas de enfermagem, sistematização da assistência e programa de orientação ao esquistossomótico. Método: estudo descritivo, realizado no Ambulatório de Gastroenterologia que atende portadores de esquistossomose, nas suas diferentes formas clínicas. Resultados e discussão: a reestruturação das atividades do Setor resultaram em: criação de estrutura organizacional e implantação da consulta de enfermagem; criação e distribuição dos folhetos explicativos e desenvolvimento do Programa de Educação em Esquistossomose; início de projeto piloto de banco de dados de todos os clientes do ambulatório e do cadastro eletrônico da coleta de materiais biológicos. Conclusão: a iniciativa abriu nova oportunidade de atuação para o enfermeiro e contribuiu para melhorar a qualidade do atendimento ambulatorial.

Palavras-chave : esquistossomose mansoni; assistência ambulatorial; diagnóstico de enfermagem; educação em saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português