SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 special issueClinical nurses attitude towards alcoholic patientsThe violence intrafamiliar, the use of drugs in the couple, from the mistreated woman's perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SPRICIGO, Jonas Salomão  and  ALENCASTRE, Márcia Bucchi. O enfermeiro de unidade básica de saúde e o usuário de drogas : um estudo em Biguaçú-SC. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2004, vol.12, n.spe, pp. 427-432. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692004000700019.

O presente estudo buscou conhecer a opinião do enfermeiro sobre usuários de drogas, identificar de qual abordagem a opinião dos enfermeiros se aproxima e levantar que conhecimentos consideram essenciais para o cuidado de enfermagem. As informações foram obtidas através de entrevista semi-estruturada com sete enfermeiros lotados em Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Biguaçú-SC, e submetidas à técnica de análise de conteúdo de Bardin. A análise mostra que as opiniões concentram-se na abordagem médica e sócio-cultural. No entanto, alguns extratos das falas podem estar indicando a compreensão de que o processo de globalização possa estar contribuindo para a "desregulamentação" do uso de drogas, aproximando-se da abordagem Crítico-Holístico de Saúde Internacional.

Keywords : utilização de substâncias químicas e drogas; enfermagem; drogas ilícitas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese