SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6Home care: configurating the care model and joining different interests/needs in the care sectorThe nurse as an action tool in care for the aged author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GOMES, Antonio Marcos Tosoli  and  OLIVEIRA, Denize Cristina de. A auto e heteroimagem profissional do enfermeiro em saúde pública: um estudo de representações sociais. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.6, pp. 1011-1018. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000600014.

O objeto deste trabalho é a imagem profissional construída por enfermeiros de saúde pública e o objetivo descrever e analisar as imagens profissionais presentes nas representações de enfermeiros que desenvolvem cuidado direto à clientela. O referencial teórico-metodológico adotado foi a Teoria das Representações Sociais. Trata-se de um estudo qualitativo, desenvolvido na cidade de Petrópolis - Rio de Janeiro/Brasil. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 30 enfermeiros. A análise lexical foi realizada através do software Alceste 4.5. Os resultados revelam a existência de auto-imagem profissional com três grupos de significados, ser referência para a equipe, a imagem não específica e a imagem de argamassa, e a heteroimagem profissional com quatro grupos de significados, o de administrador, de invisível, imagem positiva e de sobreposição. Conclui-se que o estudo da imagem profissional reflete a própria construção da identidade do enfermeiro, bem como destaca a Teoria das Representações Sociais como ferramenta útil ao desenvolvimento de pesquisas em enfermagem.

Keywords : enfermagem em saúde pública; prática profissional; saúde pública.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese