SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue6The nurse as an action tool in care for the aged author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

ROSA, Walisete de Almeida Godinho  and  LABATE, Renata Curi. Programa saúde da família: a construção de um novo modelo de assistência. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.6, pp.1027-1034. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000600016.

O Programa Saúde da Família (PSF) surge como uma nova estratégia de atenção à saúde e de reorientação do modelo de assistência. Partindo desses pressupostos, o presente artigo tem como objetivo refletir sobre as potencialidades e contradições do PSF no processo de mudança do modelo assistencial. O estudo envolve metodologia descritivo-reflexiva, apresentando dois temas fundamentados na literatura: revisão histórica das políticas de saúde no Brasil e PSF e o processo de mudança do modelo assistencial. A análise possibilitou perceber o trabalho em equipe e com a família como um progresso do PSF, entretanto, se faz necessário ter um olhar mais amplo para a formação dos profissionais para trabalharem a nova proposta e, também, na implantação das equipes.

Keywords : política de saúde; serviços de saúde; programa saúde da família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License