SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número especialLa formación del enfermero y el fenómeno de las drogas en el Sul de Brasil: actitudes y creencias de estudiantes de enfermería sobre la atenciónFactores de riesgo para el consumo de alcohol en escolares de 10 a 18 años, de establecimientos educativos fiscales en la ciudad de La Paz - Bolivia (2003 - 2004) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versión impresa ISSN 0104-1169

Resumen

LOPES, Gertrudes Teixeira  y  LUIS, Margarita Antonia Villar. A formação do enfermeiro e o fenômeno das drogas no estado do Rio de Janeiro - Brasil: atitudes e crenças. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2005, vol.13, n.spe, pp. 872-879. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692005000700015.

O presente estudo consistiu em identificar as atitudes e crenças em relação ao fenômeno das drogas, de alunos matriculados em cursos de graduação em Enfermagem de Universidade Pública do Rio de Janeiro (Brasil). A intenção foi caracterizar o preparo acadêmico e as atitudes e crenças consolidadas durante a formação profissional do enfermeiro. Trata-se de uma investigação descritiva, cuja amostra foi de 122 alunos do último período acadêmico de quatro cursos de Enfermagem. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário (escala) autoaplicável. Os dados foram coletados entre setembro de 2003 e fevereiro de 2004. O projeto percorreu todos os trâmites necessários a sua execução (avaliação do comitê de ética da Universidade Estadual do Rio de janeiro, autorização das instituições participantes e Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado pelos alunos). Os resultados evidenciaram a existência de fragilidade nos conhecimentos teóricos específicos (álcool e drogas) obtidos pelos estudantes, bem como a manutenção de atitudes e crenças não tão positivas em relação ao usuário, o que poderá interferir na futura atenção de enfermagem.

Palabras llave : alcoolismo; detecção do abuso de substancias; educação em enfermagem; estudante de enfermagem; conhecimentos; atitudes e pratica em saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués