SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1The cancer chemotherapy experience in a patient's viewRate of surgery cancellation at a university hospital and reasons for patients' absence from the planned surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

REGUEIRO, Eloisa Maria Gatti et al. Análise da demanda metabólica e ventilatória durante a execução de atividades de vida diária em indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 41-47. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100006.

Indivíduos com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) relatam como principais sintomas a fadiga e dispnéia aos mínimos esforços envolvidos nas Atividades de Vida Diária (AVD). Baseados nesse contexto, o objetivo deste estudo foi analisar e comparar indivíduos com DPOC (VEF1<60%) Grupo 1 (G1) e indivíduos saudáveis Grupo 2 (G2), durante a realização de cinco AVD: trocar lâmpada (L), elevar peso (P), varrer (V), subir degrau (D) e caminhar em esteira rolante (C) nos seguintes aspectos: reserva metabólica (RM) e ventilatória (RV), de freqüência cardíaca (RFC), oxigenação e sensação de dispnéia (SD). De acordo com os resultados, constatou-se diminuição significativa da RM para o G1 em relação ao repouso (R) para as 5 AVD (Friedman ANOVA; p<0,05), para o G2 nas AVD P, V, D e C. Entre os grupos observou-se diferença significativa na AVD C (Mann-Whitney; p<0,05). No que se refere à RV para o G1 verificou-se diminuição significativa nas AVD L, P, D, V em relação ao R e para o G2, AVD P, V, D e C, entre G1 e G2 nas situações de R, L, P e D. Em relação à RFC para o G1 e G2 houve diminuição significativa nas 5 AVD em relação ao R; e entre eles, AVD P, L e V. Para oxigenação, entre os grupos houve diferença nas 5 AVD; e SD nas AVD L, P, V, D e C. Conclui-se que os indivíduos com DPOC apresentaram diminuição da RM, RV e RFC durante a realização das AVD, o que pode explicar a fadiga e dispnéia por eles relatada.

Keywords : doença pulmonar obstrutiva crônica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese