SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Psychiatric nursing work and workers' health problemsDevelopment, implementation and evaluation of a distance course about wound treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

GRAZIANO, Kazuko Uchikawa et al. Critérios para avaliação das dificuldades na limpeza de artigos de uso único. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.1, pp. 70-76. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000100010.

Neste estudo foram elaborados critérios para avaliação das dificuldades na limpeza de artigos de uso único (AUU), que embasem a decisão de investir na validação de protocolos de reuso. Trata-se de uma pesquisa metodológica, realizada no Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e teve como objetivos: identificar os AUU utilizados na Instituição com indicação para o reprocessamento, propor um instrumento de avaliação do grau de risco dos AUU para a limpeza, classificar os AUU por meio de nove critérios estabelecidos no instrumento e avaliar a sua aplicabilidade. Foram identificados e classificados trinta e dois AUU, atribuindo-se para cada critério uma cor alusiva aos sinais de trânsito, de acordo com o risco, para auxiliar na tomada de decisão quanto ao reuso. Conclui-se que os critérios propostos permitiram estabelecer um diagnóstico do grau de risco relacionado à limpeza dos AUU analisados e as conseqüentes implicações na segurança do processo de esterilização.

Keywords : instrumentos cirúrgicos; infecção hospitalar; custos hospitalares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese