SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Health care in groups from the perspective of the elderlyNurses' conceptualization on childbirth preparation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SERNA, Edilene Curvelo Hora  and  SOUSA, Regina Márcia Cardoso de. Mudanças nos papéis sociais: uma conseqüência do trauma crânio-encefálico para o cuidador familiar. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 183-189. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200006.

O objetivo do estudo foi conhecer as mudanças nos papéis sociais do cuidador após o trauma crânio-encefálico (TCE), relacionando-as com o grau de importância desses papéis e com a condição da vítima seis meses ou mais após o TCE. Desenvolvido no Ambulatório de Trauma de Crânio do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo com 50 cuidadores e 50 vítimas de TCE, por meio de entrevista e análise de prontuário. Foi utilizado na entrevista, com o cuidador, um checklist para identificar as mudanças e importância dos papéis sociais por eles desempenhados. Concluiu-se que os papéis que mais sofreram interrupção em razão do trauma foram: amigo, amador/passatempo, membro da família e trabalhador, o papel de ser um cuidador foi o que apresentou mais modificação. Não houve associação entre mudança de papéis e as variáveis: condição da vítima após TCE e importância dos papéis sociais para o cuidador.

Keywords : cuidadores; traumatismos cerebrais; enfermagem familiar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese