SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Visually impaired teenagers: perceptions on sexualityUnderstanding the gap between practice and the technical-scientific evolution of the bed-bath author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MELO, Alexandra de Souza; CARVALHO, Emília Campos de  and  PELA, Nilza Teresa Rotter. A sexualidade do paciente portador de doenças onco-hematológicas. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 227-232. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200012.

Com o propósito de caracterizar os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais que envolvem a sexualidade humana, afetados nas pessoas portadoras de patologias onco-hematológicas, foram entrevistados 20 pacientes, internados em uma unidade hospitalar, por meio de um instrumento de coleta de dados baseado no modelo eclético. A investigação atendeu às exigências éticas para estudos com seres humanos. Os resultados evidenciaram que essa clientela apresenta problemas relacionados a aspectos biológicos quanto à fase do desejo sexual (60% da amostra), da excitação sexual (75%) e do orgasmo (75%). Os aspectos psicológicos que se relacionam com a auto-imagem sexual apresentaram-se comprometidos em 60% da amostra; a presença dos problemas relacionados aos aspectos sociais (85%) deu-se, principalmente, pelo medo de adquirir infecção decorrente da baixa imunidade provocada pela doença e tratamento. Essa clientela apresentou alterações na função sexual e na maneira de expressar a sua sexualidade.

Keywords : sexualidade; diagnóstico de enfermagem; doenças hematológicas; oncologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese