SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Nursing physical examination of the full-term neonate: self-instructional softwareHistorical evolution of the concept environment proposed in the Roy adaptation model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MAI, Lilian Denise  and  ANGERAMI, Emília Luigia Saporiti. Eugenia negativa e positiva: significados e contradições. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 251-258. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200015.

A prática da eugenia constitui importante tema de debate associado aos atuais avanços biogenéticos. Considerando que a centralidade da eugenia é a preocupação com a saúde e constituição das futuras gerações, e que a utilização de meios e conhecimentos científicos em prol do nascimento de uma criança física e mentalmente saudável pode ser considerada uma ação eugênica, pretende-se, nesse texto, analisar significados e contradições das ações eugenistas negativas e positivas, construídos concomitantes aos avanços técnico-científicos do século XX. Conclui-se que os significados transitam, respectivamente, em torno de limitar ou estimular a reprodução humana, no início do século, até prevenir doenças ou melhorar características físicas e mentais, na atualidade. Implementando ações, produziram-se contradições, como a discriminação e eliminação de muitas pessoas frente a um ideal de homem, à biologização de fatores eminentemente sociais, à defesa da pretensa neutralidade científica e ao uso indiscriminado do direito de escolha reprodutiva.

Keywords : reprodução; biotecnologia; eugenia [ciência].

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese