SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Humanization in health care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SCHERER, Zeyne Alves Pires; SCHERER, Edson Arthur  and  CARVALHO, Ana Maria Pimenta. Reflexões sobre o ensino da enfermagem e os primeiros contatos do aluno com a profissão. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.2, pp. 285-291. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000200020.

O ensino da enfermagem vem sendo caracterizado pela constante discussão de propostas pedagógicas e implementação de mudanças curriculares. O objetivo do presente estudo foi refletir sobre a experiência do estudante de enfermagem relacionada aos primeiros contatos com a profissão, considerando a perspectiva tradicional e as tendências atuais que imprimem valores e atitudes ao ensino e à prática. Atualmente, dentro do contexto biopsicosocial e econômico-cultural, tem-se considerado a complexidade do homem e o meio em que vive, viabilizando recursos para a formação de profissionais competentes para lidar com os desafios do século XXI. As escolas de enfermagem devem, então, seguir uma filosofia de ensino a fim de formar pessoas capacitadas para atender às demandas locais e regionais, com compromisso social de mudanças. O que é almejado é um aprendizado participativo, no qual professor e aluno, articulados no processo de aprimoramento do saber, não percam de vista as visões humanitárias.

Keywords : educação; educação superior; educação em enfermagem; ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese