SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Factors influencing nursing staff members' participation in continuing educationApplication of the therapeutic intervention scoring system (TISS 28) at an intensive care unit to evaluate the severity of the patient author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

ALVIM, Neide Aparecida Titonelli; FERREIRA, Márcia de Assunção; CABRAL, Ivone Evangelista  and  ALMEIDA FILHO, Antonio José de. O uso de plantas medicinais como recurso terapêutico: das influências da formação profissional às implicações éticas e legais de sua aplicabilidade como extensão da prática de cuidar realizada pela enfermeira. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 316-323. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300003.

Pesquisa qualitativa que buscou analisar a influência biomédica no contexto de formação e atuação profissional dos enfermeiros; refletir sobre as implicações éticas e legais do emprego de plantas medicinais no cuidado de enfermagem; discutir a necessidade de configuração e delimitação desse recurso como instrumento legítimo de extensão da prática de cuidar realizada pela enfermagem. Utilizou-se o método criativo-sensível e o desenvolvimento de dinâmicas junto a um grupo de enfermeiras para produzir dados, analisados nas categorias "a influência biomédica na orientação acadêmico-profissional da enfermagem" e "implicações éticas e legais na aplicabilidade de plantas medicinais no cuidado". Os resultados apontaram a necessidade de se avançar nos estudos sobre o diagnóstico de enfermagem que impliquem prescrição de plantas medicinais para que o cliente seja devidamente cuidado pela enfermeira e, assim, se possa legitimá-la como extensão de sua prática profissional. Não como território exclusivo, mas como ação compartilhada e interdisciplinar no cuidado à saúde.

Keywords : enfermagem; cuidados de enfermagem; plantas medicinais.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese