SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3The medication preparation and administration process: problem identification in order to propose improvements and prevent medication errorsProfile of patients with spinal cord injuries and occurrence of pressure ulcer at a university hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MARQUES, Sueli; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani  and  KUSUMOTA, Luciana. O idoso após acidente vascular cerebral: alterações no relacionamento familiar. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 364-371. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300009.

Os objetivos deste estudo foram: identificar os idosos atendidos, na Unidade de Emergência de um hospital governamental do município de Ribeirão Preto-SP, com diagnóstico médico de acidente vascular cerebral, e suas respectivas famílias, bem como identificar as alterações, no relacionamento familiar, que ocorreram após o evento. Utilizou-se a Técnica de Incidentes Críticos adaptada para identificar as alterações no relacionamento familiar ocorridas após a doença e, para a análise, a reflexão do Caminho do Pensamento. A amostra constou de 11 famílias, totalizando 34 participantes. A análise das conseqüências revelou as alterações no relacionamento familiar, que constituíram 13 subcategorias, 5 positivas e 8 negativas, perfazendo o total de 58 alterações, sendo 30 positivas e 28 negativas. O estudo revelou a necessidade de trabalhar com a família para identificar as alterações e desenvolver um plano de ações que possa favorecer as relações e a adaptação da família às demandas, com vistas a melhorar as condições de vida de seus membros, inclusive o idoso.

Keywords : idoso; acidente cerebrovascular; família; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese