SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue3Pharmacotherapy in the elderly: a review about the multidisciplinary team approach in systemic arterial hypertension controlThe proposal of Saraceno's psychosocial rehabilitation: is it a model of self-organization? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

MENEZES, Maria de Fátima Batalha de  and  CAMARGO, Teresa Caldas. A fadiga relacionada ao câncer como temática na enfermagem oncológica. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.3, pp. 442-447. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000300020.

Este estudo objetiva buscar como a produção científica de Enfermagem Oncológica tem abordado a fadiga, associando-a com as características definidoras apontadas pela NANDA; e identificar as intervenções de Enfermagem que têm sido realizadas para sua prevenção e/ou tratamento nessas publicações, associando-as às intervenções citadas pela NIC. Trata-se de uma reflexão acerca da temática "fadiga" na área de Enfermagem Oncológica. Utilizou-se a revisão bibliográfica narrativa como método. As bases LILACS e MEDLINE foram utilizadas para acesso aos dados. Verificou-se que ocorrem similaridades entre as características definidoras do diagnóstico "fadiga" da NANDA e a descrição de fadiga nos artigos pesquisados. Devido à carência de validação da Taxonomia Diagnóstica da NANDA em cenários de cuidado oncológico, mostram-se necessários estudos articulando as características validadas e as evidenciadas. As estratégias de intervenção na fadiga podem ser educativas e farmacológicas ou não, porém há necessidade de pesquisa para se desenvolver uma prática clínica baseada em evidências.

Keywords : fadiga; enfermagem oncológica; diagnóstico de enfermagem; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese