SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Life experiences with Systemic Lupus Erythematosus as reported in outpatients' perspective: a clinical-qualitative study in BrazilAnalysis of proxemic communication with HIV/AIDS patients author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SILVA, Ana Lúcia  and  SHIMIZU, Helena Eri. O significado da mudança no modo de vida da pessoa com estomia intestinal definitiva. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 483-490. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400003.

O estudo teve como objetivo identificar e analisar as principais modificações que ocorrem no modo de vida do portador de estomia intestinal definitiva e as principais estratégias desenvolvidas para enfrentar a situação de ser estomizado. O método utilizado foi a história oral de vida tópica. As histórias foram obtidas de dez entrevistas semi-estruturadas com portadores de estomia intestinal definitiva. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, especificamente, a temática. Da análise, emergiram cinco temas: a experiência de deparar-se com os sinais e sintomas da doença e necessidade de realização da estomia; o aprendizado de conviver com a estomia, o equipamento coletor e a busca de alternativas para suprir o uso do equipamento coletor; o enfrentamento das mudanças no modo de alimentar-se, vestir-se e vivenciar a sexualidade; a busca da reinserção social, o desafio de enfrentar a morte e a procura de perspectivas futuras; a busca da rede de apoio: crenças religiosas e espirituais, família e associação dos estomizados.

Keywords : ostomia; cuidados de enfermagem; história.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · pdf in Spanish | Portuguese