SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Evolution of nursing diagnoses for children with congenital heart diseaseIntrafamily violence during adolescence in the city Puno - Peru author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

PIZZIGNACCO, Tainá Maués Pelúcio  and  LIMA, Regina Aparecida Garcia de. O processo de socialização de crianças e adolescentes com fibrose cística: subsídios para o cuidado de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 569-577. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400015.

O presente estudo tem por objetivo conhecer o dia-a-dia (escola, trabalho, atividades de lazer e interações com a família e amigos) da criança e do adolescente com Fibrose Cística (FC), a partir de suas próprias vivências, bem como identificar situações que possam interferir nesse cotidiano. Os sujeitos da pesquisa são crianças e adolescentes portadores de Fibrose Cística em acompanhamento num hospital-escola do interior do estado de São Paulo. Trata-se de pesquisa com abordagem qualitativa, com coleta de dados empíricos realizada mediante análise de prontuários e entrevista aberta. Dos dados, emergiram os seguintes temas: conhecimento equivocado sobre a doença; preocupação com a auto-imagem; busca pelo autocuidado e esperança de melhorias no futuro. Os resultados evidenciam as repercussões da Fibrose Cística no processo de socialização desses pacientes, salientando a importância dos profissionais de saúde conhecerem essas demandas e incorporarem-nas ao plano de cuidados, visando a intervenções efetivas que promovam o crescimento e o desenvolvimento infanto-juvenil.

Keywords : fibrose cística; criança; adolescente; cuidados de enfermagem; enfermagem pediátrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese