SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Cost analysis of reprocessing disposable forceps used in video-assisted surgeryAnalysis of publications on Nursing Interventions Classification (NIC) from 1980 to 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu; MENDES, Isabel Amélia Costa; TREVIZAN, Maria Auxiliadora  and  DAY, René A. Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 601-607. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400019.

Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais.

Keywords : instituições de ensino superior; valores sociais; educação em enfermagem; escolas de enfermagem; estudantes de enfermagem; papel do profissional de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · pdf in English | Spanish | Portuguese