SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Cost analysis of reprocessing disposable forceps used in video-assisted surgeryAnalysis of publications on Nursing Interventions Classification (NIC) from 1980 to 2004 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu; MENDES, Isabel Amélia Costa; TREVIZAN, Maria Auxiliadora  and  DAY, René A. Socialização profissional: estudantes tornando-se enfermeiros. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.4, pp.601-607. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000400019.

Habitualmente, as faculdades são avaliadas pela qualidade do conhecimento e treinamento técnico propiciados ao estudante e pouca atenção é dada à aquisição dos valores, comportamentos e atitudes necessários para assumir seu papel profissional. Este estudo exploratório tem o objetivo de aumentar a compreensão do processo de socialização profissional que ocorre nas faculdades de enfermagem e dos resultados obtidos através da socialização dos valores e normas profissionais. A experiência educacional vivenciada pelos estudantes de enfermagem envolve mais do que um corpo de conhecimentos científicos e a aquisição de habilidades para cuidar do paciente. Uma amostra de 278 estudantes de duas faculdades públicas de enfermagem no estado de São Paulo preencheu questionários, 164 da faculdade A e 114 da faculdade B. Os resultados indicam que alguns valores, normas e comportamentos profissionais são influenciados pelo tempo de permanência na escola, e que estudar durante quatro anos em uma faculdade de Enfermagem leva a diferenças de valores, normas e comportamentos profissionais.

Keywords : instituições de ensino superior; valores sociais; educação em enfermagem; escolas de enfermagem; estudantes de enfermagem; papel do profissional de enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Spanish ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License