SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue5Evaluation of cleaning and disinfection performance of automatic washer disinfectors machines in programs presenting different cycle times and temperaturesTraining program on microbiological test collection material methods at a teaching hospital: investment and result assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

ZANI, Adriana Valongo  and  NOGUEIRA, Maria Suely. Incidentes críticos do processo ensino-aprendizagem do curso de graduação em enfermagem, segundo a percepção de alunos e docentes. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2006, vol.14, n.5, pp. 742-748. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692006000500016.

O processo ensino-aprendizagem é complexo e apresenta várias incógnitas, principalmente quando se pensa em qualidade. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar os fatores que interferem positiva ou negativamente no processo ensino-aprendizagem, segundo a visão de alunos e professores do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR. Trata-se de estudo descritivo com abordagem qualitativa através da técnica de incidentes críticos. Fizeram parte do estudo 36 professores e 140 alunos. Após a análise dos dados observou-se que os alunos relataram 435 incidentes críticos relacionados à categoria conduta do professor, sendo 317 referências negativas e 118 positivas. Em relação aos relatos dos professores, verificou-se que a categoria interação com o grupo apresentou 58 referências, sendo 10 positivas e 48 negativas. Portanto, o processo ensino-aprendizagem, para ocorrer de forma adequada, necessita de bom relacionamento professor-aluno e aluno-aluno, favorecendo a boa interação e aprendizado eficiente.

Keywords : ensino; aprendizagem; comunicação; enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · pdf in English | Spanish | Portuguese