SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Saberes dos enfermeiros em uma unidade de internação psiquiátrica de um hospital universitárioDesenvolvimento e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

SCHERER, Edson Arthur  e  SCHERER, Zeyne Alves Pires. Reflexões sobre a assistência de um caso de suspeita de infanticídio. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2007, vol.15, n.4, pp. 692-698. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000400027.

O presente estudo resulta da experiência do trabalho de supervisão do caso de uma pessoa suspeita de ter cometido infanticídio, internada em uma enfermaria de psiquiatria. O objetivo foi buscar respaldo em literatura científica sobre infanticídio, denotar as aflições e incertezas que uma equipe interdisciplinar psiquiátrica pode encontrar quando colocada frente ao acompanhamento de um caso como esse e sugerir estratégias para lidar com tais sentimentos e suas possíveis conseqüências no manejo do caso. Profissionais envolvidos no atendimento denotaram desconforto frente à situação e dificuldades com sentimentos relacionados à culpabilidade na morte da criança, intencional ou não. Estudiosos sugerem facilitar a relação entre psiquiatria e lei através da desmedicalização do delito, incluindo fatores socioeconômicos, comorbidades, violências domésticas, normas culturais e outros. A equipe deve procurar aprender com as mães, incluídas em situações semelhantes, superando a raiva ou a repulsa com compaixão e coragem para entender o infanticídio.

Palavras-chave : infanticídio; violência doméstica; depressão pós-parto; mortalidade infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol