SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número5O desencadeamento da psicose e sua clínica nos equipamentos substitutivos de saúde mental: uma contribuição teórica na perspectiva freudianaFatores de risco para o desenvolvimento de úlceras por pressão em idosos institucionalizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

SCHERER, Edson Arthur; CAMPOS, Maria Auxiliadora  e  SCHERER, Zeyne Alves Pires. Temas e utilização do tempo pelos participantes de reuniões de equipe geral em um hospital-dia psiquiátrico. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2007, vol.15, n.5, pp. 949-957. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692007000500011.

O presente estudo, configurado como pesquisa naturalística, conduzida pela observação, teve como objetivo caracterizar as reuniões de equipe geral de um hospital-dia quanto à temática e à participação dos profissionais na utilização do tempo. Foram comunicados 144 avisos e discutidos 46 assuntos em 21 reuniões observadas, com participação maior da equipe fixa nas discussões. Em 18 das reuniões estudadas, houve correspondência entre os temas discutidos e as situações diárias registradas nas semanas que antecederam as mesmas. Os achados mostram que essas reuniões estão inseridas regularmente no serviço. As relações de poder e as diferenças de experiência e conhecimentos técnicos entre os diversos profissionais pareceram contribuir para a maior ou menor colocação de avisos e assuntos. Por ser um espaço favorecedor de trocas, sugere-se a utilização dessas reuniões em outros serviços de saúde que trabalhem com equipes de assistência.

Palavras-chave : equipe de assistência ao paciente; assistência diurna; psiquiatria; saúde mental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol