SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Estudo do absenteísmo dos profissionais de enfermagem de um centro psiquiátrico em Manaus, BrasilAs representações sociais do sistema único de saúde no município do Rio de Janeiro, Brasil, segundo a abordagem estrutural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

HOGA, Luiza Akiko Komura. Cuidado da enfermidade em casa ou em instituição de saúde: o processo de decisão em uma comunidade de baixa renda. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.1, pp. 115-121. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000100018.

O objetivo desta pesquisa foi descrever as experiências de um grupo de mulheres relativa ao processo decisório sobre o cuidado da enfermidade no domicílio ou em uma instituição de cuidado à saúde. O método da história oral temática foi desenvolvido. As categorias descritivas foram: a) o pobre possui um jeito próprio de cuidar da saúde e da enfermidade; b) o principal suporte para combater a enfermidade está na crença em Deus; c) O cuidado médico é para quando os recursos de cura não são suficientes e a enfermidade é perigosa. Em famílias de baixa renda, a bagagem cultural que está associada à condição socioeconômica permeia o processo decisório relativo ao cuidar da enfermidade em casa ou buscar o cuidado médico institucionalizado. Este conhecimento é essencial para um cuidado significativo na perspectiva de indivíduos e suas famílias.

Palavras-chave : medicina de família e comunidade; cultura; assistência à saúde; fatores socioeconômicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol