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Revista Latino-Americana de Enfermagem

Print version ISSN 0104-1169

Abstract

LEONELLO, Valéria Marli  and  OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Competências para ação educativa da enfermeira. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.2, pp. 177-183. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000200002.

Este estudo tem como objeto a interface entre o ensino e a assistência de enfermagem, em sua dimensão educativa. OBJETIVO: Construir perfil de competências para ação educativa da enfermeira, a partir da perspectiva dos sujeitos envolvidos. MÉTODO: No referencial teórico metodológico o materialismo histórico e dialético, e utilizou-se como categoria conceitual a noção de competência definida por Perrenoud, ancorada nas concepções de trabalho em saúde e no saber operante de Mendes-Gonçalves. RESULTADOS: A análise do material empírico, resultou a construção de dez competências para ação educativa da enfermeira. CONCLUSÃO: A necessidade de ressignificar a ação educativa, na perspectiva da Educação Popular, implicando o desenvolvimento de competências mediante oportunidades pedagógicas que, durante a formação inicial, permitam aos estudantes utilizar seus conhecimentos e habilidades em prol de atitude dialógica e de reconhecimento das necessidades dos sujeitos assistidos.

Keywords : educação em enfermagem; educação baseada em competências; competência profissional; cuidados de Enfermagem; educação em saúde.

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