SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número5Erros de dispensação de medicamentos em um hospital público pediátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

BASSO MUSSO, Liliana et al. Fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que provocam estresse nos estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.5, pp. 805-811. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000500002.

Estudo transversal, quantitativo, de correlação com análise descritiva, que teve como objetivo conhecer os fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que incidem na aparição de estresse em 129 estudantes de Enfermagem, que responderam os questionários Escala Hamilton e KEZKAK. Os dados foram processados no programa Microsoft Excel, aparecendo: que 100% apresentam estresse. A ansiedade, tensão e insônia aparecem com maior percentagem. Os Fatores Competências do aluno: "cometer erros no seu trabalho e prejudicar o paciente", e em Docente: "receber ordens contraditórias" são os que apresentam maior freqüência, sendo o Docente o preponderante na aparição do estresse. Conclui-se que é necessário adequar as tutorias docentes às práticas clínicas, dando maior ênfase ao apoio que deverá ser oferecido ao aluno, com a finalidade de diminuir o estresse e favorecer o aprendizado.

Palavras-chave : estresse; estudantes de enfermagem; laboratórios de hospital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol