SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número5Erros de dispensação de medicamentos em um hospital público pediátrico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão On-line ISSN 1518-8345

Resumo

BASSO MUSSO, Liliana et al. Fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que provocam estresse nos estudantes de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.5, pp.805-811. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000500002.

Estudo transversal, quantitativo, de correlação com análise descritiva, que teve como objetivo conhecer os fatores derivados dos laboratórios intra-hospitalares que incidem na aparição de estresse em 129 estudantes de Enfermagem, que responderam os questionários Escala Hamilton e KEZKAK. Os dados foram processados no programa Microsoft Excel, aparecendo: que 100% apresentam estresse. A ansiedade, tensão e insônia aparecem com maior percentagem. Os Fatores Competências do aluno: "cometer erros no seu trabalho e prejudicar o paciente", e em Docente: "receber ordens contraditórias" são os que apresentam maior freqüência, sendo o Docente o preponderante na aparição do estresse. Conclui-se que é necessário adequar as tutorias docentes às práticas clínicas, dando maior ênfase ao apoio que deverá ser oferecido ao aluno, com a finalidade de diminuir o estresse e favorecer o aprendizado.

Palavras-chave : estresse; estudantes de enfermagem; laboratórios de hospital.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons