SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialConsumo de benzodiazepinas por trabalhadores de uma empresa privadaRepercussões do alcoolismo nas relações familiares: estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

GARCIA CAMPOS, María de Lourdes  e  FERRIANI, Maria das Graças Carvalho. Uso de drogas entre crianças de 6 a 7 anos de uma escola primária de Celaya, Guanajuato, México. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp. 523-528. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000700004.

O objetivo deste estudo foi identificar o uso de drogas entre escolares de 6 a 7 anos de idade de uma escola primária de Celaya, Gto. México. Realizou-se um estudo exploratório transversal com amostra não-probabilística. Foram entrevistados 39 escolares de ambos os sexos, e identificou-se que o uso de drogas ocorre tanto entre eles como entre as pessoas mais próximas. Toda a amostra (100%) tinha 7 anos de idade, 61,5% eram do sexo feminino. Dentre eles, 77% mencionaram que a mãe fumava, e 25% que a mesma ingeria álcool; 24,3% referiram que o pai fumava e 48,6% que o mesmo consumia álcool; 30,6% dos escolares já tinha ingerido bebidas alcoólicas (cerveja) alguma vez na vida, 8,1% já haviam experimentado cigarro, não ocorrendo o mesmo com outras drogas.

Palavras-chave : drogas ilícitas; educação primária e secundária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol