SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número especialRepercussões do alcoolismo nas relações familiares: estudo de casoÁlcool, alcoolismo e alcoolista: concepções e atitudes de enfermeiros de unidades básicas distritais de saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

CASTILLO, Carlos Onorio  e  COSTA, Maria Cristina Silva. Significados do consumo de álcool em famílias de uma comunidade pobre venezuelana. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp. 535-542. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000700006.

Resultado de pesquisa etnográfica, sob a ótica da antropologia interpretativa. Este trabalho objetiva interpretar significados do consumo de álcool em famílias de uma comunidade pobre venezuelana. Seis famílias foram pesquisadas, totalizando 20 participantes. Os resultados mostram diferenças entre pais, mães, e filhos, na atribuição dada aos significados do consumo de álcool, tendo uma visão mais valorativa dos filhos, e menor aceitação entre as mães. As convergências de sentidos foram mais freqüentes que as diferenças, permitindo identificar as unidades de significado: consumo excessivo, bebedeira e alegria. Na associação das bebidas alcoólicas com alegria e festa encontra-se a principal motivação para beber, e a principal fonte de resistência para a modificação de condutas perante o álcool. Os núcleos de significados identificados foram: existência de um contínuo entre o beber normal e o patológico, sendo uma concepção de felicidade perante o consumo de álcool.

Palavras-chave : alcoolismo; família; saúde pública; etnografia; enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol