SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 special issueNursing students' perception regarding predicting factors of drugs usePerceptions of drugs benefits and barriers to quit by undergraduate health students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Latino-Americana de Enfermagem

On-line version ISSN 1518-8345

Abstract

MARTINEZ MALDONADO, Raúl et al. Auto-estima, auto-eficácia percebida, consumo de tabaco e álcool entre estudantes do ensino fundamental, das áreas urbana e rural, de Monterrey, Nuevo León, México. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2008, vol.16, n.spe, pp.614-620. ISSN 1518-8345.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692008000700018.

O propósito deste estudo foi verificar diferenças no consumo de tabaco e álcool entre adolescentes das áreas urbana e rural, e se a auto-estima e auto-eficácia se relacionam com o consumo nestes dois grupos de adolescentes do ensino fundamental nas áreas urbana e rural de Nuevo León México, entre janeiro e junho de 2006. Este estudo, descritivo e correlacional, se baseou nos conceitos teóricos de auto-estima, auto-eficácia percebida e consumo de álcool e tabaco. A mostra foi de 359 estudantes. Encontrou-se diferença significativa de consumo de tabaco entre estudantes do ensino fundamental, áreas urbana e rural, (U= 7513.50, p=.03) sendo mais alta a média de consumo em área urbana (média c =.35) que na rural (média c =.14). Encontrou-se relação, negativa e significativa, entre quantidade de bebidas consumidas num dia típico e a auto-estima (rs=-.23, p<.001), assim como da quantidade de cigarros consumidos num dia típico (rs=-.20, p< .001).

Keywords : auto-imagem; eficácia; tabaco; consumo de bebidas alcoólicas; educação primária e secundária.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish | Portuguese     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License