SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1O trabalho do enfermeiro em unidade de terapia intensiva: sentimentos de sofrimentoDiagnósticos de enfermagem de pacientes em período pré-operatório de cirurgia esofágica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Latino-Americana de Enfermagem

versão impressa ISSN 0104-1169

Resumo

REINERS, Annelita Almeida Oliveira  e  NOGUEIRA, Maria Suely. Conscientização do usuário hipertenso para a adesão ao tratamento. Rev. Latino-Am. Enfermagem [online]. 2009, vol.17, n.1, pp. 59-65. ISSN 0104-1169.  http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692009000100010.

Estudo descritivo de cunho qualitativo, cujos objetivos foram compreender a perspectiva do profissional de saúde e do usuário hipertenso sobre a interação que ocorre entre eles no contexto da saúde pública, e analisar de que forma essa interação contribui para a não adesão ao tratamento. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas com 15 profissionais de saúde e 10 usuários hipertensos que interagiam em unidades públicas de saúde do município de Cuiabá, MT. Concluiu-se que, na interação entre o profissional de saúde e o usuário hipertenso, para resolver o problema da não adesão desse último ao tratamento, o primeiro lança mão da estratégia de conscientização. Essa, no entanto, tem sido realizada ainda pautada no biomédico de atenção e de maneira inadequada. O usuário, por sua vez, em relação ao tratamento, o tem administrado à sua maneira, indicando aos profissionais de saúde algumas questões relativas à sua adesão.

Palavras-chave : relações enfermeiro-paciente; relações médico-paciente; hipertensão; adesão pelo paciente de cuidados de saúde; recusa do paciente ao tratamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Espanhol     · pdf em Português | Inglês | Espanhol